Amor Livre, Total, Fiel e Fecundo

Amor Livre, Total, Fiel e Fecundo

Todos nós temos uma mesma vocação: nossa união com Cristo na eternidade. Esta união é prefigurada já neste mundo, por meio da graça e do amor de Cristo pela Igreja, concretizada no sacramento do matrimônio. Esse sacramento é, então, já na terra, a prefiguração da união definitiva do homem com Deus.
?O amor entre os esposos precisa ser livre, total, fiel e fecundo. Essas quatro características mostram como é o amor de Cristo por nós. É livre porque Jesus se entregou na cruz por livre escolha e, assim, tornou livre sua Igreja. É total, pois Ele amou incondicionalmente até o fim, entregando seu corpo e seu sangue. É fiel porque Deus não volta atrás no seu amor. É fecundo porque Cristo veio para que tenhamos vida em abundância.
?Essas quatro características nos mostram um caminho de como deve ser nosso amor por Cristo. Precisa ser livre, pois devemos sujeitar-nos a uma voluntária escravidão de amor, que nos possibilite dizer como Maria o nosso “Fiat” e deixar Deus nos levar onde Ele quiser. Libertemo-nos das correntes dos vícios, erros, apegos, paixões e más inclinações para que possamos voar mais alto. Total, para que possamos nos abandonar em Deus sem reservas e dizer como Pedro: “Senhor, lava-me não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.” Purifica-nos de todo, Senhor! Precisa ser fiel, mesmo nos dias de provação e sofrimento, caminhemos com Cristo, não façamos como Judas, não nos envergonhemos da cruz. “Se não mostras – com tua oração, com o teu sacrifício, com a tua ação – uma constante preocupação de apostolado, isso é sinal evidente de que te falta felicidade e de que tem que aumentar a tua fidelidade” (Forja, 985). Por fim, precisa ser fecundo, pois como diz São Josémaria Escrivá “Que a tua vida não seja uma vida estéril. Sê útil. Deixa rasto” (Caminho, 1). Devemos, como bons trabalhadores da vinha de Cristo, gerar frutos, gerar vida em nós e nos outros.

Alessa Morais - Membro de 2º Vínculo da Comunidade Mãe do Homem Novo


Por contato@maedohomemnovo.com